Instrumentos da Caligrafia Árabe

Cálamo, tintas e papel: instrumentos da Caligrafia Árabe
Os principais materiais da escrita árabe são o cálamo (do árabe qalam,"caneta"), usado há séculos e ainda hoje para a caligrafia artística e a tinta geralmente de cor preta ou castanha, obtida através de pigmentos naturais. Apesar de haver uma grande quantidade de suportes onde a caligrafia possa ser trabalhada, a mais comum é o papel que deve ter uma superfície lisa para facilitar o deslizamento do cálamo.

Conheça a seguir um pouco mais sobre cada material:

❁ O Cálamo

O cálamo é uma espécie de pena feita de junco (espécie de cana), e é o instrumento tradicional da caligrafia árabe. Este tipo de pena é melhor do que as metálicas, por causa de sua flexibilidade que permite mais liberdade de movimento durante a escrita. A forma e o ângulo como é cortada a ponta é determinada pelo estilo de escrita em que será utilizada. Ele é apontado com uma faca ou estilete, e a ponta deve ser cortada em uma espécie de chanfro sobre uma makta (pequena tabuinha de corte). Finalmente é incisada no meio para que possa segurar uma quantidade de tinta equivalente a uma letra.
Diferentes tipos e formatos de cálamos
O cálamo, também pode ser feito dos seguintes materiais:
  • Bambu
  • Penas javanesas feitas de espinho de palmeira (para trabalhos de precisão)
  • Penas de madeira talhada (para trabalhos em grande escala)
  • Uma caneta especial para caligrafia, com ponta de feltro chanfrada
❁ A Tinta 

A caligrafia é geralmente escrita com tinta preta feita de fuligem, dissolvida em goma arábica e água. Este tipo de tinta é removível com água e erros podem ser facilmente apagados com um algodão umedecido. No passado, a fuligem utilizada para fabricação das tintas eram removidas de dentro das lâmpadas das mesquitas, que acreditava-se conter o poder de abençoar a escrita.
A tinta é colocada em pequenos tinteiros,  em cujo fundo é colocado um chumaço de seda crua que serve para prevenir que o cálamo pegue tinta em excesso e evitando que se formem bolhas na escrita.

Além dessa, vários tipos de tintas foram utilizadas para manuscritos importantes. Por exemplo, um Alcorão, pode utilizar várias cores, incluindo dourado. No passado, todos os tipos de tintas foram desenvolvidos, desde um tinta invisível para mensagens secretas até uma tinta contendo grãos de vidro que brilhava quando seca. Alguns calígrafos contemporâneos utilizam o nanquim por ser a mais semelhante a tinta árabica.

❁ O Papel

Até o séc. X, a caligrafia era feita em papiro (feitos de junco) ou pergaminhos ( feito de peles de animais). Com a chegada do papel no Oriente Médio, este passou a ser o principal suporte da caligrafia por ser mais barato e fácil de produzir.
Antes de ser utilizado para a caligrafia, o papel  geralmente é tingido com corantes naturais e revestido com uma goma conhecida como ahar. Em seguida o papel é polido para tornar a superfície mais lisa. Hoje em dia, os calígrafos utilizam papéis comerciais, como o couché.

Geralmente a cor dos papéis é creme ou ocre, porque o papel branco "cansa" mais a vista. Papéis de outras cores como azul, verde ou amarelo são usados para trabalhos especiais. Também há papéis com molduras decorativas ou marmorizados (arte Ebru). Algumas caligrafias são feitas com letras recortadas e coladas uma por uma em um papel de cor mais contrastante.
(Baseado em CallygraphyQalam)

Nenhum comentário:

Postar um comentário