Sobre

Por Janaina Elias

Cálamos, instrumento principal da escrita árabe
Foto tirada no Espaço BibliASPA
Um dos traços mais característicos da cultura dos países árabes e islâmicos é a sua escrita denominada  al fann al-khat -"a arte da linha" - que está presente nas mais variadas formas, ocupando espaços que vão desde a arquitetura até os objetos do cotidiano. É possível afirmar que nestas culturas onde a narração e as tradições orais estão fortemente ligadas à identidade do povo, as letras possuem um lugar de honra e destaque que rivaliza com a imagem.
A ligação entre a escrita árabe e as artes visuais foi o tema desenvolvido no meu trabalho de graduação em Artes Visuais no ano de 2011, e que continuo explorando até o presente momento. Na minha pesquisa, busco destacar a representação de imagens figurativas em paralelo com a caligrafia árabe, procurando referências de artistas contemporâneos e resgatando elementos  da caligrafia árabe tradicional.
Como desejo de aprofundar ainda mais esta pesquisa, venho investigando o trabalho de artistas de diversas partes do mundo que manipulam a plasticidade da escrita árabe com suas possibilidades infinitas de composição e o equilíbrio entre a fluidez da linha e a rigidez da forma em materiais e suportes diversos. Acredito que a caligrafia árabe é uma forma de arte que está intimamente ligada a expressão visual da arte islâmica mas acolhe com entusiasmo as múltiplas nuances do pensamento contemporâneo.
A precisão do Cálamo e a fluidez da Tinta se unem para criar uma expressão visual única! Sim, a caligrafia árabe se permite sair do mundo das palavras e a "arte da linha" se insere no mundo das imagens como exemplo de harmonia.