"Reflexão da Lua": a caligrafia árabe e o espírito do Ramadan

Reflexão da Lua, 2013. Instalação do artista Mattar Bin Lahej
Imagem: Gulf News
O artista Mattar Bin Lahej dos  Emirados Árabes, incorporou o espírito do Ramadan através de uma série de esculturas  inspirada nas diferentes fases da lua que está atualmente em exibição no Dubai Mall. Conhecido por seu talento em pintura, escultura e fotografia, Bin Lahej criou a série "Reflexão da Lua" em puro aço inoxidável com cerca de 1200 letras árabes, mostrando as diferentes fases da lua durante o mês. A beleza do trabalho advém da caligrafia árabe da Surat Al Ikhlas, um dos capítulos do Alcorão, usado mais de 10 vezes nesta obra de arte.
Segundo o artista  "[essa série] pode ser descrita como uma explosão de caligrafia artística. Eu queria fazer algo muito especial e que encantasse as pessoas simplesmente ao ser vista de longe. Eu sempre tento fazer o melhor com ideias que tenham um significado específico e criar uma reação no espectador. A ideia por trás da 'Reflexão da Lua' pode ser associada a vida tipica de um muçulmano durante o Ramadan.  Os círculos enfatizam a lua e as letras em seu interior indicam o que a pessoa faz durante o Ramadan. No Ramadan, as pessoas sempre tentam purificar a si mesmas de quaisquer pecados lendo o Alcorão e então as diferentes fases da lua - mudando de minguante para cheia e depois para minguante de novo - indicam o movimento espiritual." 
Bin Lahej também pontuou a razão pela qual ele fez as primeiras fases da lua em prata e bronze e a última fase em ouro: “[porque] o ouro é o prêmio ou recompensa de Deus e isto marca o final do Ramadan e começo do Eid”.
O artista se tornou conhecido  internacionalmente por suas esculturas usando metal e também por muitas de suas pinturas. Ele diz:  "Eu nunca deixo nada atrapalhar o meu caminho. Eu trabalho comigo mesmo, sempre confiando em meus conhecimentos e com o tempo isto começou a ganhar atenção nos Emirados, e então houve uma grande explosão em minha vida artística. Eu comecei a conhecer que tipo de obra de arte eu quero fazer..."
Bin Lahej é dono de sua própria galeria, a Marsam Mattar, que fornece serviços artísticos e treina jovens talentos todo ano. Sobre esses projetos ele conclui: “A arte é algo como integrar todas as pessoas e não apenas alcançar um público específico. Meu objetivo é alcançar a todos e eu gosto que meu trabalho fale por ele mesmo".

Mattar Bin Lahej e sua obra. Imagem: The National
Imagem: The National
Imagem:  The Dubai Mall
Imagem:  The Dubai Mall
Imagem:  The Dubai Mall
Baseado em Gulf News

Nenhum comentário:

Postar um comentário