A Arte de Abd A. Masoud

Abd A. Masoud. Foto do Twitter
O trabalho do artista jordaniano de origem vienense Abd A. Masoud consiste em uma  reformulação da caligrafia árabe, combinada com ornamentos e símbolos, criando uma pintura não-figurativa. A fim de tornar essa forma de escrita mais atraente para o "espectador que não fala árabe", o artista deliberadamente evita os principais critérios tradicionais da caligrafia (fundo branco e letras pretas).
Masoud apresenta em cada uma de suas pinturas através dos diferentes estilos de escrita, novas formas e efeitos, com possibilidades inesgotáveis ​​de suas ferramentas artísticas. Uma outra marca registrada do artista é traçar uma leve forma de cruz de cor branca pálida no centro de cada tela. Com esse recurso ele tenta aludir a estrutura de uma janela, ou também a marcas de dobradura em um antigo documento, brincando com  elementos místicos e pérolas de sabedoria do passado. Todas as pinturas são assinadas com uma espécie de carimbo retangular, de cor vermelho escura, onde o artista escreve o seu nome em árabe da direita para a esquerda. O letreiro do carimbo aparece como uma imagem espelhada.
Masoud não renuncia a cor dourada, que é usada tradicionalmente na caligrafia árabe para embelezar e decorar. Ele usa o ouro muito discretamente para realçar as superfícies de certos objetos e dar-lhes uma aura especial.  Há mais de 1350 anos, o "ponto" desempenha uma função importante na caligrafia árabe e a ele é atribuído até um valor místico.Para o artista, o ponto sempre foi um elemento essencial em suas composições e  uma parte de seu trabalho. Através de uma cor contrastante, ele enfatiza a importância desse elemento.

O trabalho de Masoud, tem como principais referências antigos manuscritos árabes e mapas. Sem necessidade de se restringir à caligrafia tradicional o artista se sente livre para de recriar e reinterpretar esses documentos antigos e converter seus pensamentos para o resultado final na tela. O resultado é uma harmonia única através de sua combinação de cores, texturas, padrões, simbolismos e os vários  estilos caligráficos que são melhor apresentados através de seu lema inspirador: "caligrafia árabe com uma diferença". Uma forma de arte que tem o poder de unificar a diversidade linguística e convertê-la em uma linguagem pictórica universal.

De volta às origens, s.d






Nenhum comentário:

Postar um comentário