Huda Totonji, artista plástica e mestre calígrafa saudita (foto do site News 21) |
Arab News: Como você começou a ministrar o curso de caligrafia islâmica em Harvard?
Huda: Depois de viajar por muitos estados em todo os EUA, dando palestras e realizando workshops em universidades de renome, eu senti a necessidade de oferecer este curso ao nível do ensino superior. A maioria dos alunos que assistiram as minhas palestras expressaram seu amor por esta forma de arte e disseram que queriam que ela estivesse disponível para os alunos de todas as disciplinas. Eu apresentei a minha proposta para este curso e imediatamente foi aceito com retorno entusiástico dos potenciais estudantes e acadêmicos interessados. Este é apenas uma gota no oceano do vasto conhecimento em arte islâmica. É a primeira vez que a caligrafia árabe é ministrada na Universidade de Harvard por uma artista muçulmana, árabe, pesquisadora, estudiosa e mestre calígrafa.
AN: Qual é a essência do seu curso?
HT: Tradicionalmente, a arte islâmica consiste em duas formas de arte visual. Uma delas é a ornamentação islâmica encontrada em desenhos florais e geométricos e a outra é a caligrafia árabe. Meu curso enfoca a beleza da caligrafia árabe que se manifesta em quatro estilos principais: Riqaa, Naskh, Diwani e Thuluth. O Riqa é o primeiro estilo ensinado no nível iniciante e o mais avançado é o Thuluth. Os meus alunos são expostos a obras de antigos mestres e artistas calígrafos contemporâneos, a fim de identificar as diversas formas de caligrafia árabe e sua estética e também aprendem a usar os processos criativos na área de design, ornamentação islâmica e caligrafia árabe.
AN: Que tipo de feedbak você recebeu em seus cursos anteriores?
HT: Eu lecionei em Dar Al-Hekma College, em Jeddah para estudantes de design gráfico e também realizei oficinas e palestras sobre caligrafia árabe em várias universidades [americanas]. Também fui convidada pelas Nações Unidas e pela National Geographic para expor meu trabalho artístico. Eu sempre recebo um feedback positivo sobre o interesse contínuo pelo aprendizado da caligrafia árabe.
AN: Qual é o significado do seu curso em termos de relações entre muçulmanos e ocidentais?
HT: O curso apresenta aos alunos a beleza desta rica tradição, traz a história do Oriente para o Ocidente e reúne as semelhanças entre a cultura islâmica e a ocidental. Ele educa o público americano sobre o Islã e a cultura árabe, sem tocar em questões políticas. Proporciona um sentido mais profundo de como a arte islâmica contribuiu para a civilização ocidental, assim como o papel que desempenhou na civilização islâmica. Isso ajuda os alunos a compreender como a arte pode servir como uma fonte para melhores relacionamentos inter-culturais e inter-religiosos.
AN: Você escreveu no livro "Caligrafia Islâmica" sobre a iluminação espiritual associada com a caligrafia árabe. Qual é a sua experiência pessoal neste campo, como uma mestre calígrafa?
HT: A arte islâmica é projetada para elevar os seres humanos a uma nova relação com seu entorno, ou para o reino divino e celestial. Como uma mulher muçulmana e calígrafa, para mim, o ato de escrever é uma forma de adoração em si. Como um ritual, após a realização da ablução, eu entro em um processo espiritual inspirador através da relação que estabeleço (com a ajuda de Deus) entre o cálamo, a tinta e o papel. As palavras que eu escrevo são textos sagrados derivados do Alcorão ou seleções de orações diárias dos Hadith. O cálamo e a tinta são vistos metaforicamente como uma extensão do ser humano do mundo espiritual interior para o mundo exterior contextual. Como calígrafa meus traços usando o cálamo e a tinta são semelhantes aos caminhos que faço na terra, mergulhando em minha alma interior. Quando eu escrevo a letra árabe Alif para formar a primeira letra do nome mais bonito do criador, Deus, eu faço uma jornada ao longo da vida para desenvolver uma letra. A caligrafia me ensina a disciplina com o seu poder para preservar o conhecimento e compartilhá-lo com o mundo.
AN: O que você gostaria que o público leigo soubesse sobre a caligrafia islâmica?
HT: Acredito que as obras de arte de mestres calígrafos e artistas contemporâneos desvendam um belo quadro como uma caligrafia fluida. Isso traz ao espectador uma sensação de paz, tranquilidade e uma melodia que desperta a alma. A caligrafia árabe transcende todas as barreiras culturais, religiosas e idiomática. Eu me esforço para continuar a reviver a arte da caligrafia islâmica nos Estados Unidos. No meu curso na Universidade de Harvard, me identifico com artistas muçulmanos contemporâneos que combinam padrões clássicos com uma sensibilidade moderna para a produção de obras sobre papel e em outros suportes.
(Adaptado da entrevista concedida a Arwa Al-Rikabi do site Arab News)
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