Livros sobre Caligrafia Árabe publicados no Brasil

Para aqueles que realmente se interessam, eis os dois únicos livros sobre caligrafia árabe que encontrei disponíveis em português, publicados aqui no Brasil. O título é praticamente o mesmo, mas são livros completamente diferentes e na minha opinião ambos se completam:

A Caligrafia Árabe
Aida Rameza Hanania
Editora: Martins Fontes, 1999

Este livro tem como objetivo oferecer o conhecimento da caligrafia árabe em sua tripla dimensão - educativa, iconográfica e estética. O livro apresenta as origens desta arte, a palavra alcorânica e os alicerces da cultura árabe em geral. A autora analisa o percurso do 'khat' (arte da caligrafia) em seu instrumental, estilos e, sobretudo, em sua essência - como fundamento e ao mesmo tempo, tradução de toda uma visão de mundo.

Comentário: A descrição não menciona, mas o livro aborda a caligrafia árabe tendo como exemplo o calígrafo contemporâneo Hassan Massoudy, além de oferecer imagens de ótima qualidade  dos trabalhos desse artista. É um livro que considero essencial e um belíssimo manual teórico.


Caligrafia Árabe

Moafak Dib Helaihel
Edições BibliASPA, 2011

Este livro conta a história da escrita árabe desde o início até os tempos atuais de forma extremamente didática, mostrando passo a passo como preparar a tinta e o cálamo (instrumento usado na caligrafia árabe. Segundo o autor,  calígrafo e artista plástico nascido na cidade de Baalbeck, no Líbano, mas mora em Curitiba, no Paraná, seu livro é o primeiro em língua portuguesa a abordar a caligrafia árabe de forma instrutiva. (Fonte: ANBA)

Comentário: É um verdadeiro manual didático, luxuoso e ricamente ilustrado com muitos exemplares do trabalho do autor. A parte teórica não tem tanto aprofundamento, mas é ótimo para quem deseja ter um contato inicial com a caligrafia árabe, especialmente na parte técnica. 

2 comentários:

  1. Muy buen informe de caligrafía árabe. Les dejo la página de Annurtv donde encontrarán información sobre arte y cultura árabe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia. Obrigado pela dica

      Excluir