بسم الله الرحمن الرحيم
Bismi-llāhi al-Rahman al-Rahim
Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
A Basmala ou Bismillah é um substantivo árabe usado para categorizar todo tipo de caligrafia que usa a frase islâmica bismi-llāhi al-Rahman al-Rahim, traduzido como "Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso". Os três substantivos definidos da Basmala - Allah, al-Rahman e al-Rahim - correspondem aos três primeiros dos 99 nomes de Deus no Islã. Esta fórmula é recitada antes de cada sura (capítulo) do Alcorão, exceto o nono, e é usada em vários contextos pelos muçulmanos.
A palavra é derivada a partir das quatro primeiras consoantes pronunciadas da frase Bismi-llāhi, ou seja, BSML (ب س م ل). Esta raiz abstrata consonantal também é aplicada como verbo, ou seja, "recitar a Basmala" que também é conhecida como Tasmiyya.
Além da Basmala também existem outras frases islâmicas que recebem nomes especiais, como Allahu Akbar, traduzida como "Deus é o Maior", ou "Deus é grande", que é chamada de Takbir. E o nome Hamdala é atribuído para Alhamdulillah cuja tradução é "Louvado seja Deus".
Bismallah, composição calígráfica em estilo Thuluth |
Exemplo de Basmala na caligrafia ornamental |
Os cristãos de língua árabe, por vezes, usam a palavra Basmala para se referir a fórmula litúrgica "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo": Bismi-l-'Abi wa al-Ibni wa al-Ruhi qudusi, citada em Mateus 28:19.
Também é a frase mais usada na caligrafia árabe ornamental: a maioria das figuras e composições feitas por calígrafos nos mais variados formatos, contêm a basmala . Estas composições caligráficas muitas vezes são pendurada nas paredes das casas e locais de trabalho e seu uso pelos muçulmanos é semelhante ao crucifixo e imagens de santos pelos católicos.
(Baseado em Wikipedia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário